
Paulistano de 1975, nascido numa família de fotógrafos (sou o décimo membro a se dedicar a fotografia), passei a infância dentro de estúdios e de laboratórios.
Em 1980 meu pai, também fotógrafo, fecha seu estúdio na Vila Mariana e, junto da família, deixa a capital rumo a Limeira, no interior de São Paulo, onde gerenciou uma loja / estúdio por 10 anos.
Entre 1991 e 2005 estudei Desenho Mecânico, Processamento de Dados, Marketing, mudei para o Japão por duas vezes, também para o ABC, Goiás, Minas Gerais e novamente para a capital paulista. Neste ínterim atuei em diferentes áreas, queria fugir do estigma de “japonês fotógrafo”, mas não consegui: A fotografia me chamou.
Em 2006 montei uma revenda de equipamentos fotográficos (PrismaShop) em Limeira/SP e organizei o Fotoclube de Limeira, um coletivo não formalizado com mais de 500 integrantes, todos ligados a fotografia afetiva ou profissionalmente.
Em 2008 abri uma sala de estúdio para locação, formato inédito na região. Também comecei a ministrar workshops sobre fotografia, iluminação e fluxo de trabalho, além de prestar consultoria sobre fotografia para empresas, estúdios e novos fotógrafos. Passei a ministrar oficinas de fotografia pela ASSAOC (Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo) da Secretaria de Estado da Cultura. Até seu fechamento, no final de 2016, foram dezenas de atividades em Limeira, Jaguariúna, Holambra, Campinas e outras cidades capitaneadas pela Oficina Cultural Carlos Gomes.
Participei de várias exposições coletivas na região de Limeira, sendo a mais expressiva a exposição “A cidade que eu vejo”, realizada em 2010 no MIS Campinas/SP, durante as atividades da Semana Hércules Florence.
Integrante afetivo do grupo Café e Fotografia, de Cordeirópolis/SP (Responsável pela organização de dois concursos fotográficos e pela edição de um livro sobre fotografia sob a Lei Rouanet), em 2011 palestrei ao lado de nomes como Cristiano Mascaro, Oliver Mann e Sidney Tamai.
Em 2013 fiz minha primeira exposição individual, “Trabalhadoras”, na Câmara Municipal de Limeira/SP, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Também em 2013 abri um novo espaço voltado para estudos de fotografia em Limeira/SP: Punctum – Núcleo de Fotografia, que é um estúdio fotográfico e uma sala onde promovo workshops sobre fotografia, encontros de fotógrafos e debates de temas relacionados a fotografia. Neste mesmo ano passei a convidar fotógrafos (e profissionais de áreas relacionadas a fotografia) para ministrarem workshops de temas diferentes das áreas em que atuo.
Em 2014, apenas um ano após sua abertura, o Punctum – Núcleo de Fotografia muda-se para uma sala maior, com 100 metros quadrados de área para atender melhor a crescente demanda de empresas, agências de modelos e agências de publicidade em busca de fotografias em estúdio – Bem como para atender com mais conforto meus alunos de fotografia. Em 2015 coordenei a exposição coletiva de alunos (e itinerante) “O silêncio, o vazio e a cidade”, resultado de uma atividade ministrada na Oficina Cultural Carlos Gomes. Passou pelo Palacete Levy, pelo Teatro Vitória (ambos em Limeira/SP), por espaços públicos de Iracemápolis/SP e pela FAAL (Faculdade de Administração de Artes de Limeira).
Em 2017 ministrei meu primeiro workshop fora do estado de São Paulo, em Rio Verde/GO. Também neste ano palestrei no 1º Congresso da Associação Brasileira de Fotógrafos e Cinegrafistas, realizado em Limeira/SP com a presença de centenas de profisssionais de 14 cidades da região. Ainda em 2017, junto de amigos entusiastas as fotografia e com o apoio do CPP – Centro do Professorado Paulista, iniciamos o Juventude em Foco, até então um projeto de educação por voluntariado através da cultura e da fotografia para crianças e jovens de escolas públicas em Limeira/SP. A iniciativa durou até 2020, início da pandemia, e beneficiou centenas de jovens, sendo que alguns deles hoje atuam profissionalmente com fotografia e produção de vídeo.
Em 2018 prestei minha primeira consultoria de fotografia presencial fora do estado, em Campo Grande/MS, para uma grande empresa de acessórios de moda. Neste mesmo ano voltei a Goiás para prestar consultoria para um grupo de fotógrafos de retratos e moda.
Em 2020, como milhares de estabelecimentos e pequenos negócios, a revenda foi fortemente afetada pela pandemia. Naquela época o público que frequentava a PrismaShop já era formado majoritariamente por fotógrafos avançados, profissionais, amadores de alto nível técnico que buscavam equipamentos para trabalhar na área. Com a proibição de realização de eventos por meses a fio, sendo a maioria dos fotógrafos de cobertura social, não aderido ao formato de e-commerce, as vendas despencaram e fechar as portas foi inevitável. Também decorrente da pandemia, a proibição da realização de aulas presenciais minou os workshops, que ficaram em stand-by por mais de dois anos. Por outro lado a mesma pandemia obrigou a todos os profissionais a construirem seus avatares e a demanda por retratos para perfis profissionais aumentou consideravelmente, o que norteou minha carreira a partir daquele ponto.
Em 2024 atuei como professor de fotografia na FAAL – Faculdade de Administração e Artes de Limeira, coordenando as aulas em estúdio para turmas de design gráfico.
Sempre vi tantos oportunistas e vendedores de mentiras nos cursos on-line que este universo me dava asco. Trabalhei duro pela fotografia e não queria ser confundido com este tipo. Mas depois de ouvir muitas agências de lançamento, dezenas de empresas que passaram por consultorias e centenas de alunos em 17 anos como professor, finalmente quebrei meus paradigmas e em 2025 e passei a produzir meus próprios cursos de fotografia on-line.
Frequentemente sou convidado a palestrar em faculdades, eventos, congressos, programas de tv, lives e podcasts para falar sobre fotografia, mercado e carreira. Me reciclo constantemente, sempre em busca da experiência de outros fotógrafos para levar diferentes olhares aos meus clientes e alunos. Participei de workshops, oficinas, congressos, debates e palestras (presenciais, hoje um diferencial por conta da avalanche impessoal gerada pela internet) com Bob Wolfenson, Cristiano Mascaro, Diego Rousseaux, Drausio Tuzzolo, Emidio Luisi, Evandro Teixeira, Gal Oppido, Kazuo Okubo, Klaus Mitteldorf, Luis Crispino, Marcio Scavone, Tony Genérico, Tuca Reinés, entre outros.
Atualmente fotografo para agências de publicidade, empresas, profissionais liberais, clientes diretos, agências de modelos, campanhas políticas e para modelos que já atuam ou que pretendem ingressar no mercado. Também ministro workshops de fotografia, presto consultoria de fotografia para estúdios, fotógrafos e empresas de todo Brasil, inclusive com mentorados on-line na Europa, Japão e América do Norte.
