Sobre o fotógrafo

IMG_4399w_copy.jpg

 
Paulistano de 1975, nascido numa família de fotógrafos (sou o décimo membro a se dedicar a fotografia), passei a infância dentro de estúdios e de laboratórios.

Em 1980 meu pai, também fotógrafo, fecha seu estúdio na Vila Mariana e, junto da família, deixa a capital rumo a Limeira, no interior de São Paulo, onde gerenciou uma loja / estúdio por 10 anos.

Entre 1991 e 2005 estudei Desenho Mecânico, Processamento de Dados, Marketing, mudei para o Japão por duas vezes, também para São Bernardo do Campo/SP, Goiás, Minas Gerais e novamente para a capital paulista.
Neste ínterim atuei em diferentes áreas, queria fugir do estigma de “japonês fotógrafo”, mas não consegui: A fotografia me chamou.

Em 2006 montei uma revenda de equipamentos fotográficos (PrismaShop) em Limeira/SP e organizei o Fotoclube de Limeira,  um coletivo não formalizado com mais de 500 integrantes, todos ligados a fotografia afetiva ou profissionalmente.

Em 2008 abri uma sala de estúdio para locação, formato inédito na região. Também comecei a ministrar workshops sobre fotografia, iluminação e fluxo de trabalho, além de prestar consultoria sobre fotografia para empresas, estúdios e novos fotógrafos.
Desde então, ministro oficinas de fotografia pela ASSAOC (Associação Amigos das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo) da Secretaria de Estado da Cultura.

Participei de várias exposições coletivas na região de Limeira, sendo a mais expressiva a exposição “A cidade que eu vejo”, realizada em 2010 no MIS Campinas/SP, durante as atividades da Semana Hércules Florence.

Integrante afetivo do grupo Café e Fotografia, de Cordeirópolis/SP (Responsável pela organização de dois concursos fotográficos e pela edição de um livro sobre fotografia sob a Lei Rouanet), em 2011 palestrei ao lado de nomes como Cristiano Mascaro, Oliver Mann e Sidney Tamai.

Em 2013 fiz minha primeira exposição individual, “Trabalhadoras”, na Câmara Municipal de Limeira/SP, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Também em 2013 abri um novo espaço voltado para estudos de fotografia em Limeira/SP: Punctum – Núcleo de Fotografia, que é um estúdio fotográfico e uma sala onde promovo workshops sobre fotografia, encontros de fotógrafos e debates de temas relacionados a fotografia.
Neste mesmo ano passei a convidar fotógrafos (e profissionais de áreas relacionadas a fotografia) para ministrarem workshops de temas diferentes das áreas em que atuo.

Em 2014, apenas um ano após sua abertura, o Punctum – Núcleo de Fotografia muda-se para uma sala maior, com 100 metros quadrados de área para atender melhor a crescente demanda de empresas, agências de modelos e agências de publicidade em busca de fotografias em estúdio – Bem como para atender com mais conforto meus alunos de fotografia.

Em 2015 coordenei a exposição coletiva de alunos (e itinerante) “O silêncio, o vazio e a cidade”, resultado de uma atividade ministrada na Oficina Cultural Carlos Gomes. Passou pelo Palacete Levy, pelo Teatro Vitória (ambos em Limeira/SP), por espaços públicos de Iracemápolis/SP e pela FAAL (Faculdade de Administração de Artes de Limeira).

Me reciclo constantemente, sempre em busca da experiência de outros fotógrafos para levar diferentes olhares aos meus clientes e alunos. Participei de workshops, oficinas, congressos, debates e palestras (presenciais, hoje um diferencial por conta da avalanche impessoal gerada pela internet) com Bob Wolfenson, Cristiano Mascaro, Diego Rousseaux, Drausio Tuzzolo, Emidio Luisi, Evandro Teixeira, Gal Oppido, Kazuo Okubo, Klaus Mitteldorf, Luis Crispino, Marcio Scavone, Tony Genérico, Tuca Reinés, entre outros.

Atualmente fotografo para agências de publicidade, empresas, clientes diretos, agências de modelos e diretamente para modelos que pretendem ingressar no mercado. Também ministro workshops de fotografia, presto consultoria de fotografia para estúdios, fotógrafos e empresas do interior de São Paulo e da capital, além de administrar a revenda de equipamentos fotográficos e o núcleo de fotografia.

Anúncios