Um amigo, também fotógrafo, Giancarlo Giannelli, estabelecido em Campinas, está numa empreitada corajosa: Lançará um livro de fotografias chamado “AMAZONAS – o pulmão, o sangue e os glóbulos verde-amarelos”. O livro retrata a Expedição Barco da Saúde 2017, organizada pelos alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic para prestar assistência médica e odontologia para três comunidades indígenas na região de Autazes, no Amazonas.
Um pouco do projeto está aqui: https://www.youtube.com/watch?time_continue=70&v=ULODKCiWcbI
Empreitada corajosa porque projetos autorais de fotografia no Brasil, ainda mais com lançamento de livro, são batalhas. Não têm apoio, não têm suporte, não têm patrocínio. É a busca de um sonho.
Como “sonho que se sonha junto é realidade”, aqui estou, sonhando junto para realizar.
Meu intuito sempre foi valorizar, apoiar e ao menos tentar viabilizar de alguma forma toda iniciativa que fomente a cultura, especialmente a fotográfica.
Não é um ato de bondade ou caridade – É justamente o contrário.
Enquanto fotógrafo posso sentar e lamentar o que a fotografia tem se tornado: Popular (o que é ótimo), porém banal, (ironicamente) efêmera, descartável.
Ou posso me levantar e apoiar todo esforço que valorize a fotografia. E a iniciativa do Gianca, de gerar este livro, tem relação direta com este discurso.
Enfim, se você leu até aqui, provavelmente é fotógrafo profissional ou hobista, ou ao menos gosta de fotografia e, espero, pensa como eu.
Você pode sonhar junto, fomentar a fotografia, apoiar esta iniciativa e ainda se enriquecer.
Trarei o Giancarlo para Limeira, para um workshop, uma tarde de bate papo sobre seu processo criativo, sobre a viagem, sobre a vivência. Também sobre o processo de se fazer um livro de fotografia no Brasil, as dificuldades e os meios para viabilizar, questões técnicas, burocráticas. O cerne é mais poético, sobre construção de olhar, sobre linguagem, sobre a vivência, do que qualquer coisa, mas após apresentar seu olhar ele estará a disposição para um bate papo aberto a todo tema.
Além de passar toda esta bagagem, ele entregará uma edição do livro (autografado, claro) a cada participante.
Para apoiar esta iniciativa basta se inscrever no workshop.
Será no dia 11 de agosto, sábado a tarde, no Punctum – Núcleo de Fotografia.
Para participar do bate papo e receber uma edição do livro, o valor será de apenas R$ 180,00 – E também pode ser parcelado em até 12 x de R$ 18,00.
Imperdível, preço de um bom livro de fotografia – Sem estar frente a frente com o autor para um bate papo.
Para se inscrever ou tirar dúvidas basta enviar uma mensagem para o WhatsApp 19 9 8117 7755, estarei a disposição.
Espero que esteja conosco nesta tarde de trocas e de apoio a cultura fotográfica!